Estratégias de Marketing para Sua Clínica Veterinária

Como Anda a Sua Presença Digital?

Quer aprender a usar marketing digital para investir no crescimento da sua clínica veterinária? Venha com a gente! Preparamos um checklist que irá te ajudar a entender os primeiros passos para usar a internet a favor do seu negócio.

Introdução

Na atualidade, não usar os recursos que a internet oferece para conquistar mais tutores para levarem seus pets até sua clínica e fidelizá-los significa perder oportunidades. Basta se colocar no lugar deles: quando você procura por um serviço, qual ferramenta utiliza? Provavelmente, o primeiro lugar que vai é o Google, e isso não é diferente com tutores em busca de veterinários. Por isso, é tão importante estar onde eles estão.

Investir na sua presença digital não significa apenas ter um perfil no Instagram, mas também postar conteúdos de qualidade e manter uma conversa ativa com seus seguidores. Para te ajudar nessa tarefa, nós preparamos um checklist. A partir dele, você pode identificar o que já tem feito e onde precisa melhorar. Essa pode ser a oportunidade para você começar a traçar novas estratégias e crescer ainda mais. Confira!

Checklist

Identidade da Sua Marca

  1. Possui uma logo.
  2. Tem uma identidade visual alinhada ao estilo da logo, com cores e fontes bem definidas.
  3. Tem os valores e propósitos da clínica bem definidos.
  4. Criou um tom de voz para a marca (nas redes sociais, anúncios, na forma de tratamento entre funcionários e tutores) que está em sincronia com os valores da sua empresa.
  5. A fachada da clínica tem a logo da sua marca, nas cores e fontes corretas.
  6. Os panfletos, cartões e prontuários seguem a identidade visual estabelecida.
  7. Os funcionários possuem um uniforme alinhado à identidade visual da marca.

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Redes Sociais

  1. Definiu em quais redes sociais a sua clínica veterinária terá um perfil.
  2. Criou os perfis.
  3. Todos eles seguem a identidade visual da sua marca.
  4. Criou um cronograma de postagens para não deixar os perfis desatualizados.
  5. Checa as redes sociais diariamente para responder os comentários e mensagens.
  6. As contas estão vinculadas a um e-mail que você tem acesso.
  7. Procura conhecer o seu público para entender o que postar em cada rede.
  8. Usa nomes de usuários fáceis de serem encontrados.
  9. Todas as redes possuem em sua descrição uma apresentação breve da clínica e as formas de contato.
  10. Analisa os perfis dos concorrentes para entender o que está em alta e também como pode se diferenciar.

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Instagram

Bio
  1. Possui uma descrição breve da sua clínica.
  2. Adicionou todas as formas de contato, incluindo endereço, telefone, e-mail e links para WhatsApp e site.
  3. A foto do perfil está alinhada com a logo e identidade visual da marca.

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Stories
  1. Criou uma capa para cada destaque da clínica, como depoimentos de tutores, animais atendidos, serviços, horário de funcionamento e equipe.
  2. Atualiza os stories diariamente para mostrar como é a rotina da clínica.
  3. Reposta os stories de tutores que marcam o perfil da clínica.
  4. Usa os stories para promover o relacionamento com seus seguidores, por exemplo, com enquetes, quizzes e caixa de perguntas.
  5. Avisa pelos stories quando há post novo no feed.
  6. Utiliza os stories para fazer comunicados, como quando haverá alteração de horário de funcionamento.
  7. Responde os comentários.
  8. Faz stories com as respostas recebidas nas caixas de perguntas.

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Feed
  1. Faz um cronograma semanal para manter o feed atualizado.
  2. Posta fotos de animais atendidos na clínica (com o consentimento dos tutores).
  3. Faz posts de dicas sobre como cuidar de animais de estimação.
  4. Mostra os serviços da clínica nos posts.
  5. Usa uma linguagem que procura incentivar a conversa e engajar, convidando os usuários a enviarem suas dúvidas nos comentários.
  6. Utiliza outras ferramentas como reels e IGTV.
  7. Coloca localização nos posts.
  8. Insere hashtags na legenda das fotos.
  9. Posta explicando sobre serviços e diferenciais do atendimento da sua clínica.
  10. Realiza posts apresentando sua equipe.
  11. Responde os comentários.
  12. Responde às DMs.

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Facebook

  1. Foto de perfil e capa alinhadas com a identidade visual da marca.
  2. Coloca os conteúdos postados no Instagram também no Facebook.
  3. Responde as mensagens.
  4. Responde aos comentários.
  5. Reposta os conteúdos do blog da clínica.
  6. Utiliza a página para dar avisos sobre a clínica.
  7. Cria conteúdos exclusivos para a sua página do Facebook.
  8. Entende que o perfil dos usuários do Facebook e do Instagram são diferentes e procura criar estratégias de acordo com isso.

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Análise de Dados nas Redes Sociais

  1. Checa periodicamente os dados de acesso fornecidos por cada rede social.
  2. Utiliza as informações, como post mais curtido, o que tem mais comentários, quais são os stories com maior visualização ou interação, para pensar nos próximos conteúdos.
  3. Leva em consideração o feedback dos seus seguidores.
  4. Criou personas baseado no perfil dos seus seguidores, como faixa etária, localização e gênero.

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Interação nas Redes Sociais

  1. Responde as mensagens e comentários no mesmo dia.
  2. Procura sanar as dúvidas de cada pessoa de forma personalizada, cultivando um relacionamento duradouro.
  3. Instrui os funcionários que também têm acesso ao perfil da clínica sobre a forma como as respostas devem ser feitas, como o cuidado com o português e sem demorar para dar retorno.
  4. Em caso de comentários negativos, procura solucionar o problema com agilidade e valoriza a transparência.

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Site

  1. Possui um domínio de website com nome fácil de memorizar.
  2. O design do site segue a identidade visual da sua marca.
  3. O site tem um layout user-friendly, ou seja, de fácil navegação.
  4. Tem uma versão mobile.
  5. Possui todas as formas de contato da clínica.
  6. É dividido em páginas, como “Quem somos”, “Serviços”, “Equipe”, “Fale Conosco” e “Blog”.
  7. Utiliza palavras-chave relacionadas à sua área em todas as seções do site.

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Blog

  1. Cria pautas para o blog de acordo com o perfil do seu público.
  2. Utiliza ferramentas como o Google Trends para definir as palavras-chave de cada post.
  3. Cria conteúdo original, com informações que irão ajudar a sanar as demandas do seu público-alvo.
  4. Utiliza call to action (chamada para ação) em cada post, como convidar a pessoa para assinar sua newsletter, comentar ou seguir o perfil da clínica nas redes sociais.
  5. Coloca links para outros posts do seu blog em cada artigo.
  6. Utiliza uma linguagem alinhada ao perfil do público-alvo.
  7. Possui um calendário de postagens.

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Análise de Dados do Site e Blog

  1. Site e blog estão atrelados à sua conta do Google Analytics.
  2. Analisa os dados fornecidos pelo Google Analytics para melhorar o conteúdo continuamente.
  3. Confere quais são as páginas mais acessadas, por onde os usuários chegam até o seu site, quanto tempo passam nele e quais são as principais páginas de saída.
  4. O calendário de postagens é adaptado com base nas análises de público.

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E-mail Marketing

  1. Possui um e-mail específico da clínica.
  2. Utiliza software para disparo automático de e-mails.
  3. Criou um cronograma para o disparo de e-mails.
  4. Tem uma newsletter sobre dicas e serviços da clínica.
  5. Envia e-mails com comunicados sobre a clínica.
  6. Envia e-mails sobre promoções.
  7. Envia e-mails lembrando do calendário de vacinação.
  8. Envia e-mails em datas comemorativas.
  9. Envia e-mails com recibos.
  10. Envia e-mails de confirmação de consulta.
  11. Envia resultados dos exames por e-mail.
  12. Envia receitas por e-mail.

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Google Meu Negócio

  1. Possui um perfil no Google Meu Negócio.

O perfil tem: 2. Endereço. 3. Telefone. 4. E-mail. 5. Link para o site da clínica. 6. Fotos da clínica. 7. Horários de funcionamento. 8. Horários de pico. 9. Avaliações dos tutores. 10. Perguntas respondidas pela clínica.

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Anúncios Online

  1. Anúncios no Google.
  2. Anúncios no Instagram.
  3. Anúncios no Facebook.
  4. Todos os anúncios segmentados de acordo com o público da clínica.

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Acompanhamento dos Resultados e Estratégias

  1. Possui um planejamento de marketing digital.
  2. Analisa os dados fornecidos por cada mídia.
  3. Tem um orçamento estabelecido para as ações de marketing e o segue.
  4. Consegue identificar qual é o seu retorno de investimento em cada ação, por exemplo, o valor de cada tutor novo.
  5. Procura se atualizar constantemente e aprimorar cada vez mais os conteúdos.

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Resultado

Menos de 50 pontos

Você está começando a engatinhar no mundo do marketing veterinário, mas não desanime. O mais importante você já fez, que é dar o primeiro passo. A nossa dica é aproveitar esse checklist para entender como aprimorar a sua presença digital e começar a implementar novas estratégias. Quer uma ajuda para crescer com rapidez e qualidade? Contar com especialistas faz toda a diferença, confira o nosso trabalho. Será um prazer te ajudar!

50 a 80 pontos

Você já entende que o marketing veterinário é um recurso importante para impulsionar o crescimento da sua clínica e está no caminho certo. Identifique quais são as áreas que você precisa investir mais e como fazer isso. Com nosso checklist, já é possível ter uma visão estratégica a esse respeito. Se precisar de ajuda, conte conosco, nossa equipe, especializada em Marketing Digital, está a postos para oferecer soluções personalizadas e te ajudar a entender o que é melhor para a sua clínica.

Mais de 80 pontos

Uau! Você é praticamente um mestre quando o assunto é marketing digital e veterinária. Parabéns pelo seu trabalho, certamente, irá conquistar resultados satisfatórios com essas ações e continuar crescendo. Mas, sempre há espaço para melhorar, não é? Você parece que já compreende isso muito bem e, junto com a nossa equipe, poderá contar com especialistas em marketing, sempre de olho no que há de mais novo na área e em busca de estratégias realmente efetivas. Entre em contato conosco para saber mais!

Sobre a Empresa

A Vet Marketing é uma empresa especializada em marketing veterinário. Com anos de experiência na área, nós contamos com um time de experts em constante aprimoramento para oferecer as melhores soluções para veterinários, clínicas veterinárias e pet shops.

Conte com a Vet Marketing

Na correria do dia a dia, nem sempre é possível dar a atenção necessária e investir em marketing sozinho. Afinal, você precisa atender seus pacientes e gerenciar uma clínica, não é? Por isso, contar com uma empresa de marketing voltada para o seu setor é um diferencial imenso e que te auxiliará não apenas a começar, mas manter suas ações de marketing e aprimorá-las constantemente.

Nós entendemos os desafios que cada empreendimento passa e, por isso, buscamos oferecer soluções personalizadas, pensadas para atender cada cliente da melhor forma. Juntos, iremos traçar e implementar as melhores estratégias para alcançar os seus objetivos.

Se tornar uma autoridade na área veterinária, ganhar visibilidade, conquistar mais tutores e fidelizá-los: venha concretizar esses sonhos junto com a gente!